Cuidados essenciais com os idosos acamados
O idoso acamado necessita de atenção por tempo integral, exigindo atenção e conforto para aliviar as dores e preocupações.
Higiene pessoal
A higiene é extremamente necessária para a saúde, por isso, atitudes como lavar o rosto, escovar os dentes e tomar um bom banho fazem diferença para o idoso acamado.
Se o idoso utilizar frauda, as trocas devem ser a cada 4 horas, quando não há evacuação. Nesse caso, deve fazer a higiene com água ou lenços umedecidos. Escovar os dentes após cada refeição, observando se não há lesões na língua e bochechas causadas pela prótese. Mesmo com sonda, a higiene bucal deve ser mantida. Unhas curtas e lixadas para evitar arranhões.
O banho é um momento delicado. A cadeira de banho e as barras de segurança no box auxiliam o cuidador e evitam acidentes. Na medida do possível, dê autonomia ao idoso, oferecendo o sabonete para ele mesmo fazer a higienização. A temperatura da água deve ser morna, para não agredir a pele sensível. Seque bem o corpo e cabelo antes de vestir as roupas.
Alimentação
As refeições dos idosos devem ser bem preparadas e higienizadas. Dê preferência a produtos naturais ricos em nutrientes e varie o cardápio na medida do possível. Evite alimentos sólidos e temperos fortes. Manter o paciente, nunca deitado. Ofereça líquido ao terminar a refeição para evitar o engasgamento. Estimule a autonomia do idoso e permita que ele se alimente sozinho quando possível.
Algumas recomendações do Ministério da Saúde para a alimentação ser saudável são:
- Aumentar e variar o consumo de frutas, legumes e verduras;
- Oferecer feijão, no mínimo, 4 vezes por semana;
- Reduzir a oferta de alimentos gordurosos, como carne com gordura aparente, frituras e salgadinhos, para no máximo 1 vez por semana;
- Reduzir a oferta de sal, pois o sal da cozinha é a maior fonte de sódio da nossa alimentação;
- Fazer pelo menos 3 refeições e 1 lanche por dia, não pulando as refeições;
- Reduzir a oferta de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo 2 vezes por semana;
- Oferecer água para o idoso manter-se hidratado;
- Manter o peso do idoso dentro dos limites saudáveis.
Exercícios físicos
Os exercícios físicos devem ser orientados por um médico/fisioterapeuta, podendo ser acompanhado pelo cuidador. Um profissional da área pode indicar a necessidade do uso de dispositivos como andador e bengala. Estar fisicamente ativo minimiza problemas musculares, ativam a circulação sanguínea, melhoram a respiração e trazem bem estar aos idosos.
Conforto
Manter o conforto máximo do paciente é principal objetivo. Visando isso, o cuidador está sempre acomodando a pessoa na cama e mudando a posição. Até porque isso auxilia na respiração, contra dores, escaras e até melhora o sono. As posições mais comuns são deitado de costas, de bruços e de lado. É importante mudálas de 3 em 3 horas para evitar lesões.
Deve-se ter cuidado no posicionamento do paciente que não tem movimento em algum membro do corpo, para evitar as lesões por pressão. No caso de sequelas de AVC é sempre bom estar estendido e apoiado, ligeiramente dobrado .
Mudanças na posição do corpo: cuidados necessários
Sair da cama pode ser muito bom para o idoso.
Por isso, quando for mudá-lo de posição, para uma cadeira de rodas, por exemplo, o cuidador deve levar em conta os seguintes aspectos:
1. Mova as pernas da pessoa para o lado e segurando a pessoa com firmeza pelos ombros. Peça à pessoa que se apoie firmemente nos braços e levante o corpo da cama. Com a pessoa já sentada na cama, solicite a ela que apoie os dois pés no chão;
2. Para evitar que a pessoa se desequilibre e caia, permaneça na frente dela enquanto ela se acostuma a ficar sentada e a movimentar as pernas;
3. Quando a pessoa não se sentir com tontura ou cansada, peça-lhe para tentar se levantar, estando alerta para ajudá-la caso se desequilibre;
4. Se a pessoa precisar de ajuda para ficar de pé, posicione-se de forma que os joelhos da pessoa cuidada fiquem entre os seus. Então abaixe- se, flexionando levemente as pernas;
5. Guie a pessoa até uma cadeira. Posicione-a de costas para a cadeira, com os joelhos flexionados e as costas eretas.
Autoria: Giovana Mariane
Comentários
Postar um comentário